sábado, 17 de janeiro de 2009

Reflexões Acerca do Tédio

Nada preenche tanto quanto a falta do que fazer. Quando ela vem, alguns se trancam no banheiro e desejam as cunhadas. Outros, vão para a frente do monitor zapear por portais de notícias e de humor. O resto se fecha em uma redoma formada por seus próprios corpos, em busca de algo que faça o tempo passar mais depressa e elimine aos poucos o incômodo causado pela impressão de nada estar sendo feito. Uma forma ineficaz de se obter este fim é deitar e dormir. Minha mulher sempre faz isso. Dormir não produz muito, a menos que você seja um bom compositor com um bloquinho na mesa de cabeceira. E, além do mais, dormir neste calor insuportável é tarefa reservada para situações de absoluta necessidade. Já repararam o quanto as oito, nove, dez horas em que permanecemos na cama passam rápido? Os sonhos que parecem durar uma fração de segundo, se passam ao longo de quase uma hora. É um mundo paralelo onde um mês cabe nestas poucas horas, mas ao fim das contas, são o que são: nuvens de sonhos. A grande verdade é que o tédio torna imperiosa uma decisão: a de não perder mais tempo. As férias têm trinta dias por conta disso. Acima destes trinta, por mais divertidos que sejam os passeios e atividades, tudo se torna um grande e pesado fardo, o qual não vemos a hora de chegar ao fim. Decidi neste início de ano não perder mais tempo. Tenho uns dez ou quinze anos para definir a minha vida e a de Isabela de forma definitiva, já que planejo fazer poucas mudanças depois disto. Detesto mudanças, elas me entediam. Só o que não me entendia, paradoxalmente, é pensar nos mesmos objetivos e batucar os mesmos planos na madeira da mesinha, como se metas se tornassem melodias, e sonhos se tornassem uma dessas composições que surgem das caixinhas de fósforo dos sambistas. Faça como eu, não perca mais tempo. Tempo hoje é especiaria.

2 comentários:

Blog do Mario disse...

é verdade, eu já não aguento ficar em casa tb. Espero que as aulas voltem logo. Mas como o tempo é relativo ! daqui a alguns meses vou desejar voltar para 'casa'...

Isabela de Sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.