terça-feira, 20 de maio de 2008

O Porre De Fanta Laranja

Onde já se viu fazer do refrigerante de laranja um engodo à alma? Pois vi eu, pelas ruas da Tijuca, em fins da tarde de hoje. Fez-se a alegria onde aos outros é estupor. Um velho solitário bebendo o líqüido laranja que saía da garrafa velha, onde a tintura mal se via. Felicidade é o que era para o Epicuro, aquele filósofo grego: o cotidiano imperturbável das alegrias tão solenes quanto um prato de arroz e feijao ou uma garrafa de Fanta gelada. Felicidade é o manjar comido no bar da esquina, desde que não seja ruim o suficiente para trazer dor de barriga. Aos que buscam o sofisticado para a busca do sonhado, afirmo: não há especiaria que compre uma boa rotina. Não há tempero que salgue um "tá tudo bem, obrigado". Nada sacia mais do que ser feliz com o que nós temos. Só assim, percebemos que temos muito. Só assim, percebemos que temos tudo. Encontrei minha felicidade em uma tarde de sexta, quase oito meses atrás, quando nada demais realizava: fazia o mesmo que faço todos os fins de tarde e inícios de noite de sexta. Lá, abro em um estúdio de rádio a minha caixa de pensamentos e jogo as minhas cartas na mesa. Sempre as mesmas. As mesmas piadas, as mesmas vozes, as mesmas risadas. Mas o meu prato-feito encontrou quem quisesse. Foi então que do meu cotidiano se fez um momento eterno, diferente de todos os outros que vieram antes e igual a todos os que vieram depois: uma só voz, com suas sílabas metralhadas. Uma só risada, de quem está com dor de barriga de tanto rir e ri das próprias indecisões. Um só pensamento: o sonho que todos estão carecas de saber, e que persigo desde aquele dia. Naquela tarde de sexta, abri a última garrafa da minha vida. Nunca mais precisei de sabor doce demais ou deveras salgado para temperar meus anseios. Meu tempero está no que vivo e aprendo todos os dias com esta mesma voz em meus ouvidos e em meu pensamento: que o eterno é quando percebemos o que os outros não dão bola.

10 comentários:

Blog do Mario disse...

hoje eu tomei uma fanta laranja...rssrs

sério , mto bom o texto , parabéns a vc e a Bela por mais um mês juntos , e , espero eu , que esses meses se transformem em anos e esses anos se transformem em décadas...

ps : aposto que a Bela vai chorar quando ler "O Porre da Fanta Laranja"

abraços

ANA FONSECA disse...

cara, sou sua fã. só você mesmo pra falar disso assim, desse jeito. parabéns! :)

Anônimo disse...

Só quero saber uando que vai sair o casamento!!!
rsrsrsrssrrsrsrsrsr
Muito bom o texto!!
Parabéns Lucas!!!

Isabela de Sousa disse...

"A felicidade é um sentimento simples; você pode encontrá-la e deixá-la ir embora, por não perceber a sua simplicidade" Mário Quintana

Tá vendo? O seria de sua vida hoje se não fosse AQUELA sexta-feira com as mesmas piadas, as mesmas coisas...

Parabéns. Lindo texto!

fernando disse...

Lindo texto. Simples como uma Fanta laranja. Parabéns. Pelo texto, pela Fanta, e por mais um mês.

Raphaela Valiñas disse...

Fala, Lucas! Muito bom o texto.. =D
Beijoss

Leandro SC - Estácio 2008 disse...

OLÁ LUCAS, TBM ESTOU POR AQUI NO BLOG E PARABÉNS PELOS SEUS TEXTOS
NO SOBRE TUDO E MEIA.

A GENTE SE VÊ NA ESTÁCIO E UM FORTE ABRAÇO!!!

Unknown disse...

Temos um leitor que fez uma observação lá em cima:
ps : aposto que a Bela vai chorar quando ler "O Porre da Fanta Laranja"
Mario, fiel escudeiro,pergunte ao seu amigo quantas vezes eu já não chorei de emoção por tê-lo do meu lado. Aliáis, se tenho motivos para sorrir, muitos vêem dessa pessoa.
Opa!Temos uma leitora agora:
"cara, sou sua fã. só você mesmo pra falar disso assim, desse jeito. parabéns! :)"
Ana, minha amiga, eu concordo plenamente com você! Só ele mesmo para desenvolver um desembaraço com as palavras com tanta delicadeza.
Olha! Por fim, temos aqui uma leitora que não postou seu comentário, mas o disse em alto e bom som:
"Filha, como você conseguiu conquistar esse rapaz?"
"Mãe, sabe que até hoje eu não consigo acreditar!"
Amor, eu amo você!

Cah Rosa disse...

eu já fiquei tonta com água...

bom,belo texto!estou esperando pelo enlace.
e tudo leva a crer que os amigos terão que fazer "vaquinha"(rsrsrs)

Unknown disse...

A essa altura do campeonato iria bem uma fanta com vodka. Como é mesmo? Hi-fi, né? Não deveria ser Wi-fi, uma coisa tipo "sem fio"? Porque é essa a onda que dá tomar fanta laranka com vodka ...