América... Unido, vencerás?
5 de Abril de 2008. Um ano e três meses atrás, o América era rebaixado para a Série B do Estadual com a combinação de resultados que deu ao Mesquita a chance de permanecer na Série A em 2009. Na última rodada o América foi até Nova Friburgo, e em uma partida marcada pelas polêmicas com a arbitragem, derrotou a equipe da casa por 2x0. Ao mesmo tempo, no Louzadão, o Mesquita vencia o Duque de Caxias por 4x2, em uma partida dramática. Com a queda, saíram o presidente Reginaldo Mathias, o técnico Gaúcho e todos os atletas do elenco, inclusive os oriundos das categorias de base e considerados jóias no grupo rebaixado.
Mais de um ano depois, o panorama parece ter mudado bastante. Romário, confesso torcedor rubro, e Celso Barros, presidente da Unimed, assumiram um grande desafio: o de colocar o América de novo entre os grandes do futebol brasileiro. Para montar a estrutura do novo departamento de futebol, viabilizaram a vinda de modernos equipamentos e promovem a modernização do Centro de Treinamento do clube, na Rodovia Rio-Petrópolis, um importante passo para a formação de jovens talentos no clube, coisa que não acontece há bastante tempo.
O novo diretor de futebol é Ademar Braga, que trabalhou por muitos anos no Corinthians. Ademar, para quem não lembra, chegou a ser treinador do clube por um bom tempo após a demissão de Antônio Lopes, em 2006. Como técnico, foi contratado Clóvis de Oliveira, que já havia trabalhado no clube em 2008 na comissão técnica de Carlos Roberto, e que tem grande experiência com equipes no exterior.
Clóvis montou um grupo jovem, rápido e pontuado por alguns atletas de grande qualidade técnica, dois deles vindos da Série A do Campeonato Brasileiro.
As três principais contratações possibilitadas pela nova patrocinadora foram a do goleiro Roberto, titular do Vasco em muitas ocasiões nas últimas temporadas, o volante Júnior, ex Vasco e Estrela da Amadora e que estava no Barueri e o artilheiro Alexsandro, que veio do Santo André e teve uma passagem decepcionante pelo Botafogo no ano passado, muito aquém do que costumava demonstrar nos tempos de Resende.
Outras contratações de destaque foram Luís Cetin e Léo Itaperuna, emprestados pelo Fluminense, Henrique e Diguinho, pelo Flamengo e o angolano Jackson Garcia, com passagens pela seleção do país e pelo Penafiel, de Portugal.
Dentre as equipes da Série B do Estadual, além de a mais tradicional, a do América é a que dispõe de maior qualidade técnica, peças de reposição e atletas experientes. É a grande favorita a uma das duas vagas de acesso e, provavelmente, ao título.
O Elenco
Time Base: Roberto, Bruno Leite, Ciro, Naílton e Da Costa; Márcio, Fred, Júnior e Têti; Léo Itaperuna e Alexsandro
Goleiros: Roberto, Luís Cetin e Ricardo.
Laterais: Bruno Leite, Tardelli, Bruno Matos, Da Costa e Gérson
Zagueiros: Ciro, Naílton, Luís Antônio, Henrique e Weldes
Volantes: Márcio, Fred, Júnior, Maurício, Claudionor e Luís Felipe
Meias: Têti, Rubens, Diguinho, Paulinho, Adriano e Jackson Garcia
Atacantes: Alexsandro, Hamilton Junior, Léo Itaperuna, Saymon e Rodrigo Carioca
domingo, 12 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Hei de torcer, torcer, torcer...
Hei de torcer até morrer, morrer, morrer...
Força América, boa sorte na série B do Estadual 2009 e volte a mostrar a sua grandeza na história do futebol deste país.
Postar um comentário